Educação ambiental em cartilhas é
proposta de jovens estudantes
Grupo reunido na última semana para discutir o design das cartilhas (Foto: Divulgação) |
Cartilhas informativas, com propostas de ações práticas de economia de água, estão sendo produzidas por um grupo de seis jovens, todos com apenas 17 anos de idade, mas muita consciência a respeito da necessidade de uma relação harmonioso do ser humano com o meio ambiente.
Alissa Persike, Bruno Willian Santos, Carla Raquel Totolo Grego, Guilherme Trevisol Gomes, Lucas José da Silva e Nathary Pereira da Silva Lima, são os idealizadores do projeto "Cuidar da Água", desenvolvido sob a orientação da professora Patrícia Tancredo Souto, da Escola Técnica (ETEC) Trajano Camargo, incentivadora da ideia.
O Cuidar da Água pretende levar à população informação a respeito do uso irracional da água. "Faremos isso mostrando alternativas corretas para modificar hábitos que futuramente levarão à sua escassez", explicou Alissa.
A ideia é fazer isso com a distribuição de cartilhas educativas, planejadas e confeccionadas pelos estudantes. No material, haverá sugestões de ações práticas, que levarão à reflexão das pessoas para a economia de água. "Demonstraremos como o custo mensal será reduzido com a mudança de hábitos".
Eles são alunos do 3º ano do Ensino Médio da ETEC. Com a proposta de criar um projeto de ação social, refletiram a respeito da relação do ser humano com a natureza. Ao perceberem que as pessoas têm cometido abusos contra ao meio ambiente e os bens naturais, decidiram agir e combater os maus hábitos da população.
"Tivemos essa ideia porque a sociedade vem apresentando uma extrema desvalorização da água", contou a jovem. "E assim, evidencia a indiferença com que as pessoas utilizam esse recurso natural essencial na sobrevivência do planeta", completou.
"Cuidar da Água": Nathary, Alissa, Carla, Guilherme, Lucas e Bruno são os autores do projeto (Foto: Divulgação) |
PATROCÍNIO
Os jovens precisam agora de patrocínio para colocar o projeto totalmente em prática. Falta verba para a impressão das cartilhas, por isso, o grupo busca empresas ou pessoas interessadas em investir em tornar as cartilhas uma realidade, com a produção em larga escala.
O blog do projeto é http://ocuidardaagua.blogspot.com, onde acrescentam informações e curiosidades sobre o assunto e ainda podem receber os possíveis interessados em patrocinar a iniciativa. O telefone da escola é o 3441-8838, falar com a professora orientadora. "Nossa meta é confeccionar e distribuir as cartilhas. Para isso precisamos de apoio".
Disponível em: http://limeirasustentavel.blogspot.com/
Créditos: Roxane Regly
Nenhum comentário:
Postar um comentário